A fibromialgia faz parte de um grupo de distúrbios de dor crônica que afetam os tecidos conjuntivos, incluindo os músculos, ligamentos (as faixas de tecido que unem as pontas dos ossos) e tendões (que prendem os músculos aos ossos). É uma condição crônica que causa dor muscular generalizada (conhecida como “mialgia”) e extrema sensibilidade em muitas áreas do corpo. Muitos pacientes também apresentam fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça e distúrbios do humor, como depressão e ansiedade.

Para pessoas com fibromialgia, a combinação de dor e distúrbios do sono é uma faca de dois gumes: a dor torna o sono mais difícil e o sono ruim agrava a dor.

A maioria das pessoas reclama de um sono excepcionalmente leve, não reparador ou não restaurador. Dificuldades para adormecer, acordar repetidamente durante a noite e sentir-se exausto ao acordar também são problemas comuns.

Pessoas com fibromialgia também podem ter apneia do sono ou síndrome das pernas inquietas (quando há uma necessidade incontrolável de mover as pernas. Se você tiver um ou ambos os problemas, é recomendável uma avaliação formal do sono para confirmar o diagnóstico.

A boa notícia é que o tratamento dos distúrbios do sono geralmente é seguido por uma melhora nos sintomas de dor.

Isso também destaca a importância de um sono saudável e de consultar um profissional do sono se você não dorme bem.

As dicas?

  • Priorize o sono– é importante que as pessoas com fibromialgia mantenham um horário de sono regular e recebam tratamento para os distúrbios do sono, se necessário. Também é importante ter um ambiente certo para dormir, incluindo colchão e travesseiros
  • Crie um ambiente silencioso –sabe-se que a dor crônica se intensifica na presença de estresse sonoro.
  • Exercício– sabe-se que o exercício regular melhora os sintomas em alguns pacientes. Para pessoas com fibromialgia, atividades de baixo impacto como caminhada, ioga ou natação são a melhor escolha.
  • Medicação– discuta com um médico um regime de medicação eficaz.
  • Massagem– massagens suaves, respiração profunda e técnicas de relaxamento são geralmente consideradas benéficas no que diz respeito ao tratamento da dor crônica e do sono também.