ANTES DA POLISSONOGRAFIA DOMICILIAR

Quando o quadro clínico já é sugestivo da presença de apnéia do sono, ou seja, pessoas sonolentas, roncadoras e/ou com pausas respiratórias noturnas presenciadas, a polissonografia domiciliar pode ser requisitada.

Na polissonografia domiciliar usa-se um número menor de sensores, voltados apenas para o comportamento cardiorrespiratório. Traz as vantagens de mais comodidade e familiaridade com o ambiente, mais rapidez de análise e resultado. Não há vigilância de um profissional durante a noite.

O equipamento deverá ser retirado por você ou alguém da sua confiança, na clínica Dermavitória em horário comercial, no dia agendado para você realizar o exame. Ou, podemos pedir para entregar o equipamento na sua residência. Isso deverá ser combinado no dia que você fizer o agendamento (marcação).

Você receberá as instruções de montagem pessoalmente e/ou por escrito e/ou em forma de vídeo. Na hora de deitar você deverá instalar em si próprio(a) os seguintes sensores: um cateter no nariz, uma faixa ao redor do tórax e um clip de oximetria em um dos dedos da mão. Bem simples. Estes sensores irão colher e gravar informações sobre fluxo de ar, ronco, esforço para respirar, frequência cardíaca e níveis de oxigênio durante todo o seu tempo de sono.

Na manhã seguinte, ao final do exame, você mesmo retira cuidadosamente os sensores, coloca de volta na bolsinha que acompanha o equipamento, e devolve ou solicita a retirada do mesmo na sua residência. Isso deve feito em horário previamente combinado. A análise dos dados será realizada dentro de 48 horas após a chegada do aparelho na clínica.

Um cartão explicativo do passo a passo acompanhará o aparelho da polissonografia para você conseguir instala-lo com toda segurança e facilidade.

Sim. Nada muito complicado.

  • Evite consumo de cafeína após as 18 horas;
  • Evite consumo de bebidas alcoólicas no dia do exame;
  • Mantenha uso de suas medicações normalmente. Se você toma medicamentos para dormir, calmantes, ansiolíticos regularmente, não deixe de tomá-lo. A não ser que tenha sido orientado de maneira diferente pelo seu médico;
  • Evite tirar cochilos após o almoço ou em outros horários durante o dia. Para que você tenha mais sono à noite;
  • Procure fazer uma refeição mais leve no jantar. Não consuma alimentos de difícil digestão que podem atrapalhar a qualidade do seu sono. Mas, não deixe de se alimentar;
  • Retire esmalte das unhas (quem estiver usando), pelo menos na unha do dedo onde vai ser colocado o sensor do oxímetro;
  • Tome um banho e vista uma roupa confortável antes de instalar o aparelho da polissonografia;
  • Procure manter seus hábitos de sono, horários para deitar, ambiente…

Sim. Você poderá trabalhar ou estudar normalmente no dia do exame e no dia seguinte também. Desde que você não seja um trabalhador noturno. Se a atividade de estudo for à noite, preste atenção no tempo total de sono que você vai se oferecer depois.

Sim. Você só não deverá consumir bebidas alcoólicas ou cafeinadas (refrigerantes, energéticos, cafés), e evitar alimentos de difícil digestão. Também se atente para a quantidade de horas que você vai se oferecer para dormir.

Sim. Você poderá se locomover facilmente, levantar, sentar, ir ao banheiro, beber agua, sem ter que desconectar nada.

O recomendado é a monitorização de todo o seu tempo de sono. O máximo de tempo possível dentro da sua duração de sono habitual. O exame com gravação menor do que 4 horas no total, é considerado insuficiente. Se você habitualmente dorme menos de 04 horas por noite, informe isso no seu cartão de sono.

Você pode interromper e finalizar o exame a qualquer hora. Mas, não deve. Lembre-se que será somente uma noite, e que você está fazendo um exame. Persista. Não é tão desconfortável assim!

Se a quantidade de dados colhidos no tempo em que você ficou usando o equipamento não for suficiente, seu exame pode ser considerado inválido.

Muitas pessoas se preocupam se vão ou não conseguir dormir durante o exame de polissonografia. A maior parte das pessoas que realizam esse exame já não dormem muito bem mesmo. Isso já é esperado.

Mas, esse tipo de exame domiciliar é a maneira mais cômoda de avaliação dos distúrbios respiratórios do sono. Com um número menor de sensores, pode ser feito no ambiente do seu próprio quarto, trazendo maior conforto. A imensa maioria das pessoas dorme. Muito raramente um exame é invalidado porque o paciente não dormiu.

Você deverá tomar todos os seus medicamentos normalmente.

Só pare de tomar algum remédio se o seu médico o orientar para isso.

Não tome nada novo. Se você não costuma tomar calmantes, ansiolíticos ou remédios para dormir, não vai ser na noite do exame que você vai começar. Se você já os toma, mantenha como de costume.

O ideal é que a gente não veja TV no quarto. Se este é o seu hábito, você poderá assistir TV sim. Mas, desligue-a na hora que decidir dormir ou use um “timer”.

O celular perto da cama interfere no seu sono. Desencorajamos o uso de celular perto do horário de dormir.

Existem dois tipos de exame do sono:

No primeiro exame, que tem por objetivo fazer o diagnóstico, não são usadas máscaras, só um cateter nasal bem fino e confortável, feito de silicone.

Quando o paciente já tem um diagnóstico prévio de Apneia do Sono e existe a necessidade de tratamento com CPAP, que é um aparelho usado para melhorar a respiração durante o sono, aí sim o exame é realizado com uma máscara. Este segundo exame chama-se polissonografia de titulação de CPAP.

Dormir sim. Só não permita que crianças e/ou animais estejam na cama também. Eles podem interferir no bom andamento do seu sono e do seu exame, e até danificarem o equipamento se mexerem nele mesmo que involuntariamente.

APÓS O EXAME DA POLISSONOGRAFIA DOMICILIAR

O meu objetivo é disponibilizar o resultado da polissonografia em no máximo 48 horas após o término do seu exame, digo, após a devolução do equipamento na clínica.

Você receberá o relatório (laudo) por e-mail e/ou poderá retira-lo na Dermavitoria em horário comercial.

O seu médico de origem, o médico que solicitou (pediu) o seu exame.

Se ele julgar necessário, vai encaminhar você para uma consulta com o médico especialista em medicina do sono.

Se você já esteve em consulta formal recente com a Dra. Simone Prezotti, e foi ela quem solicitou (pediu) o seu exame, você deverá agendar um retorno com a Dra. Simone para discussão dos resultados e plano de tratamento.

Você deverá discutir o resultado do exame com o seu médico. Ele é que avaliará se existe indicação de uso do CPAP ou não. A aquisição do CPAP demanda uma prescrição (receita) médica. Nesta receita constará informações sobre o tipo de equipamento, máscara, pressão a ser programada no aparelho. Depois disso você poderá ser informado sobre várias empresas que podem te vender ou alugar o CPAP. Nessas empresas normalmente existe uma equipe capacitada para programar o aparelho de acordo com a prescrição do seu médico, orientar quanto ao uso, limpeza, e todas as informações necessárias para você começar o seu tratamento.
.