Minha história de amor com o sono

Muita gente me pergunta como uma pneumologista foi trabalhar com medicina do sono.

Isso é muito fácil explicar: A Apneia Obstrutiva do Sono é uma doença respiratória que acontece somente quando a gente dorme. E este é o elo de ligação dos pneumologistas com essa área de atuação em sono.

Mas, o que eu sempre gosto de contar é o que eu, Simone, tenho a ver com isso.

Meu caso de amor com sono é muito antigo e verdadeiro. A ponto de a primeira reação da minha mãe quando eu disse que iria fazer vestibular para medicina foi dizer:Minha filha, não faça isso! Você gosta tanto de dormir! Isso não vai dar certo! Médico trabalha muito!” Lógico que eu não dei ouvidos à essa preocupação de mãe, e entrei na faculdade de medicina da UFES em 1991.

Já no segundo ano da faculdade, durante as aulas de fisiologia da respiração, eu me encantei pela pneumologia. 

Meu pai, médico, alertou que ainda era cedo pra decidir sobre uma especialidade. Tentei me interessar por outras: dei plantão na Pro-Matre, fiz estágio na cardiologia e UTI do Hospital Evangélico e decidi buscar uma iniciação científica. Eu pretendia ir para o laboratório de fisiologia cardíaca. Mas, era muito concorrido e estava sempre cheio de alunos. Vi que ali não teria muita chance de me colocar. 

Ai, começam as coincidências … se é que coincidências existem.

O laboratório vizinho, de neurofisiologia estava precisando de gente. Atendi ao gentil convite do professor, junto com outras amigas, e passamos a integrar a sua equipe de pesquisa. E olha só: As atividades desenvolvidas neste laboratório tinham muita relação com o Sono. Nossa pesquisa era sobre síndrome de abstinência a remédios benzodiazepinicos em ratos. E sobre esse assunto, foi o meu primeiro trabalho científico apresentado em congresso e meu primeiro artigo científico publicado. 

Até aí eu não tinha noção de como eu iria utilizar aquela informação toda no meu futuro como Pneumologista.

Continuando…
A primeira vez que ouvi falar que existia uma relação da Medicina do Sono com a Pneumologia foi conversando na faculdade com um professor. Ele comentou sobre uma médica capixaba que tinha sido aluna dele aqui em Vitória e estava em São Paulo na época estudando medicina do sono. Achei aquilo super estranho…

Fui pra São Paulo fazer residência de clínica médica já decidida a fazer Pneumologia na sequência. A Medicina do Sono nem passava pela minha cabeça! 

Não sei em que momento dessas duas residências eu conheci um professor que no final tornou-se meu orientador do doutorado. Ele tinha planos de montar um laboratório de sono no Hospital das Clinicas da USP. Ideias incríveis! Sempre foi um visionário! Tive a “sorte” de dar os meus primeiros passos da medicina do sono nessa época de estruturação do laboratório de sono do InCor. Foi uma experiência incrível! Aprendi teoria, prática, técnica. Desde a escolha de equipamentos de Polissonografia, compra de insumos, treinamento de pessoal, laudo de Polissonografia, atendimento de pacientes… tudo! E fiz grandes amigos também! Com isso eu estava pronta para atuar nessa área da medicina do sono. 

Mais uma coincidência veio a seguir…

Um grupo estava se formando para assumir a pneumologia no Vitória Apart Hospital e surgiu a possibilidade de eu me juntar a equipe para assumir a medicina do sono.

Ainda fiquei um pouco mais em São Paulo, iniciei o Doutorado. Mas, chegou a hora de voltar pra Vitória.

O meu primeiro laboratório de sono no Vitória Apart Hospital foi inaugurado em abril de 2002. Depois veio a Medsono, o início dos exames domiciliares em Vitória… E agora minha mudança para o novo consultório.

De lá pra cá muita coisa mudou em mim, na minha vida, na minha relação com o trabalho e na medicina do sono também.

O que não mudou foi o meu amor pelo Sono. Ainda gosto muito de dormir! De permitir e ajudar a minha família e meus filhos a dormirem bem.

Nesse momento quero evoluir mais no cuidado com os meus pacientes, na proximidade com eles.

Ainda sinto crescer a minha vontade de fazer com que as pessoas também tenham um bom relacionamento com sono. Como eu!

E você? 
Qual é o seu relacionamento com sono?

Curriculum

Dra Simone de Oliveira Alvarenga Prezotti
Médica Pneumologista e Especialista em Medicina do Sono
CRM 6715- ES
RQE 4354 e 8374


Formada em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), 1996.

Residência em Clínica Médica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), 1997-1999

Residência em Pneumologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), 1999-2001

Pós Graduação em Medicina do Sono no Laboratório de Sono do Instituto do Coração (InCor-FMUSP).

Doutora em Ciências (Pneumologia e Medicina do Sono)- Universidade de São Paulo – USP, 2005.

Presidente da Regional Espírito Santo da Associação Brasileira de Sono (ABS) no biênio 2018-2020.

Fundadora e Diretora Médica do Laboratório de Sono (Polissonografia), Clínica de Medicina do Sono e Pneumologia, Medsono. Vitória, ES. 2002-2018.

Médica responsável pela implantação e assistência do Laboratório de Sono (Polissonografia) do Hospital Estadual Central de Vitória, desde 2014.

• Certificado na Área de Atuação em Medicina do Sono
AMB, Associação Médica Brasileira, 2013.

• Titulo de Especialização em Medicina do Sono.
ABS – Associação Brasileira de Medicina do Sono (Brasil), 2004.

• Titulo de Especialista em Pneumologia
Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (Brasil), 2000.

• Titulo de Especialista em Clínica Médica
Sociedade Brasileira de Clinica Médica (Brasil),1998.