A polissonografia domiciliar (tipo III), é um teste diagnóstico indicado exclusivamente para diagnóstico de ronco e apneia do sono, que coleta informações relacionadas à respiração durante o sono. Deve ser feita quando existe um risco elevado do paciente ter apneia. Existem questionários que ajudam o paciente a se identificar com o transtorno (link para o questionário) e é necessário uma avaliação clínica do médico especialista para chegar ao diagnóstico.

Com a gravação de uma quantidade menor de parâmetros, ela permite que o aparelho seja bem pequeno e com poucos acessórios: cânula no nariz para avaliar o ronco e a respiração, oxímetro no dedo para avaliar a quantidade de oxigênio e também a frequência cardíaca no pulso (frequência cardíaca), faixa no tórax que avalia os movimentos da respiração, e o próprio aparelho que possui um sensor que nos permite saber em qual posição a pessoa ronca mais ou tem mais apneias.

Vantagens da Polissonografia Domiciliar

ApneaLink Air, da marca Resmed.
ApneaLink Air, da marca Resmed.
  • O aparelho é menor.
  • A quantidade de eletrodos (fios) é menor.
  • É mais confortável e conveniente.
  • Permite que você durma no seu ambiente habitual, no seu quarto, na sua cama, seguindo a sua rotina.
  • Apropriado para pessoas com dificuldade de locomoção que não podem se deslocar de casa ou do leito do hospital.
  • Comprovado através de estudos ser o método preferido para este tipo de exame. 76% das pessoas preferem fazer em casa, ao invés da polissonografia convencional no laboratório de sono.

A Associação Americana de Medicina do Sono (AASM) aprova a realização dessa modalidade de Polissonografia domiciliar (tipo3), desde 2017, com as seguintes recomendações:

  • Somente médicos podem fazer diagnóstico de Apneia e Ronco
  • A escolha/indicação da polissonografia tipo 3 deve ser baseada na história clínica do paciente.
  • O exame domiciliar deve ter um pedido/solicitação médica.
  • Os dados captados na polissonografia não devem ser analisados somente pelo modo automático usando o programa do aparelho de Polissonografia. Os dados gravados devem ser avaliados por um médico certificado em medicina do sono. O laudo deve ser assinado também pelo médico especialista em sono.
Comparativo entre os exames feitos em laboratório de sono (polissonografia tipo 1) e os exames feitos em casa.
Comparativo entre os exames feitos em laboratório de sono (polissonografia tipo 1) e os exames feitos em casa.

Sistema de diagnóstico e tratamento da apneia do sono

Dra. Simone Prezotti

Se você nunca quis fazer Polissonografia porque acha que vai ser desconfortável, esse modelo de atendimento é pra você.

Se você precisar de um diagnóstico e tratamento muito rápido, também.

Se não tem tempo pra ficar retornando em consultas de adaptação ao Cpap, este é mais um motivo para me procurar.

Minha proposta é oferecer ao paciente uma experiência mais agradável durante o diagnóstico e tratamento, sem perder em segurança e qualidade.

1° – AGILIDADE

É preciso ter agilidade, que é uma queixa muito importante tanto dos médicos quanto dos pacientes. O laudo será entregue em até 2 dias úteis após o término do exame.A adaptação e titulação do Cpap também será mais ágil e cuidadosa.

2° – PRATICIDADE

O equipamento que uso para o diagnóstico é bem portátil, confortável e fácil de usar. Resolvendo uma outra questão que é o desconforto do exame feito internado (polissonografia tipo 1) e também do método mais complexo de diagnóstico em casa (polissonografia tipo 2). (Lembrando que essa metodologia se destina exclusivamente à pesquisa de Apneia do Sono, Obstrutiva, Central e também respiração de Cheyne-Stokes. Não se destina a investigar outros distúrbios do sono).

3° – INOVAÇÃO

Uso uma tecnologia que permite uma conexão totalmente integrada entre mim e os pacientes desde o diagnóstico até o tratamento de longo prazo. No diagnóstico com equipamento de Polissonografia tipo 3, os pacientes são conectados logo que os resultados do teste domiciliar do sono são carregados em um banco de dados seguro na nuvem.

4° – ACOMPANHAMENTO

Atualmente existem sistemas de algumas marcas de Cpap com gestão baseada em nuvem, que permitem recebermos automaticamente os dados de terapia de todos os pacientes.  Alguns Cpaps têm recursos de comunicação sem fio – nenhum módulo ou cartão SD é necessário. Isso faz com que o acesso aos dados da terapia noturna do paciente seja fácil e rápido, para que possa intervir imediatamente em caso de dificuldade de adesão. Mesmo em pacientes que moram em outros municípios por exemplo.  Com isso posso me conectar ao paciente para alterar remotamente as configurações do dispositivo conforme a necessidade.

Orientações para que o seu exame corra bem

  1. Evite o consumo de cafeína após as 18hs.
  2. Evite consumo de bebidas alcoólicas no dia do exame.
  3. Mantenha o uso de suas medicações. Se você toma medicamentos para dormir, calmantes, ansiolíticos, não deixe de tomá-lo. A não ser que tenha sido orientado de maneira diferente pelo seu médico.
  4. Evite tirar cochilos após o almoço ou em outros horários durante o dia.
  5. Procure fazer uma refeição mais leve no jantar. Mas não deixe de se alimentar.
  6. Retire esmalte das unhas, pelo menos no dedo onde vai ser colocado o oxímetro.
  7. Procure manter seus hábitos de sono, como horários para deitar, ambiente, iluminação, etc.
Orientações para que o seu exame de polissonografia.
Clique para Download

O Cartão do Sono

O cartão do sono deve ser preenchido na noite que está fazendo o exame de Polissonografia domiciliar,  e devolve no dia seguinte.

Clique e faça o download