Hoje vamos falar de dois distúrbios do sono incomuns, raros ou não, eles são pouco conhecidos pela população geral e por isso podem ter o seu diagnóstico atrasado.

  • PARALISIA DO SONO

A paralisia do sono é a experiência de acordar durante a noite sem a capacidade de se mover. Ela se torna uma parassonia, um distúrbio, quando ocorre com frequência ou quando traz sofrimento para o paciente.

Como ela acontece?
A pessoa acorda, mas não consegue falar, não consegue mover braços e pernas. O movimento dos olhos e a respiração permanecem normais e a percepção do ambiente é clara.

Isso pode durar de segundos ou poucos minutos e termina por conta própria.

Podem ocorrer alucinações, como uma sensação de presença maligna pressão sentida no peito e sentimentos ilusórios de movimento como sensação de flutuar ou “sair do corpo”.

Normalmente as pessoas que sofrem de paralisia do sono sentem muito medo e angustia durante os episódios.

A Paralisia do sono é um fenômeno relativamente comum. Pode ocorrem em até 8% da população geral, pelo menos uma vez na vida. É mais comum nos jovens e nas mulheres.

Porque?
Embora as causas sejam desconhecidas, vários estudos investigaram possíveis fatores de risco:

Hipersonia idiopática
Síndrome do sono insuficiente
Narcolepsia
Apneia obstrutiva do sono
Uso de álcool
Uso de alguns medicamentos
Doença de Wilson
Transtorno do Stress Pós Traumático
Transtorno de Ansiedade/Pânico

O que fazer?

Na hora do episódio de paralisia do sono procure manter a calma, respirar com tranquilidade e esperar que vai passar. A paralisia do sono não oferece nenhum perigo.

Os esforços para melhorar a qualidade do sono podem ajudar a reduzir a frequência.

Durma em horários regulares e uma quantidade de horas de sono apropriadas
para Você.

Pratique técnicas de controle de stress.

Procure o médico para avaliação se os episódios de paralisia do sono forem frequentes, atrapalharem o seu sono ou a sua vida, ou estiverem associados a sonolência excessiva.

  • DISTÚRBIO ALIMENTAR RELACIONADO AO SONO

Acredite ou não, algumas pessoas comem enquanto dormem. Eles literalmente se levantam para preparar e consumir alimentos no meio ​​do sono.

Não estamos falando do desejo noturno que às vezes temos quando sabemos que há um pedaço extra de bolo de aniversário na geladeira.

Também não estamos nos referindo a lanches depois de termos estudado ou trabalhado até tarde da noite.

O distúrbio alimentar relacionado ao sono (Sleep Related Eating Disorder) está classificada entre as parassonias relacionadas ao sono Não-REM (Academia Americana de Medicina do Sono 2014 ).

Esse distúrbio envolve episódios frequentes de comportamentos descontrolados de comer e beber enquanto dorme. Você pode estar inconsciente ou parcialmente consciente do seu comportamento enquanto prepara e come alimentos, com pouca ou nenhuma memória dessas ações na manhã seguinte.

Alimentos ricos em calorias tendem a ser os mais consumidos. Os alimentos ingeridos durante o sono podem não ser os preferidos durante o dia.

O distúrbio alimentar relacionado ao sono pode ser perigoso, pois você pode se machucar durante a preparação de alimentos ou comer itens que não comestíveis ou que são tóxicos. Você pode tentar preparar alimentos quentes ou frios, pode se cortar, se queimar.

Bebidas alcoólicas quase nunca são consumidas.

A cozinha pode aparecer muito bagunçada pela manhã. Isso ajuda a lembrar do episódio.

A maioria das pessoas com SRED tem episódios quase todas as noites. Alguns comem mais de uma vez por noite, a qualquer momento do sono.

O distúrbio alimentar relacionado ao sono também pode afetar a saúde devido ao ganho de peso ao ingerir alimentos ricos em carboidratos e gorduras.

Alguns fatores de risco são: uso de certos medicamentos (alguns muito comuns como o Zolpidem), outros transtornos alimentares associados e distúrbios do sono como apneia do sono por exemplo.

Se você tiver algum dos sintomas listados acima, consulte um médico.