Alterações físicas, emocionais e hormonais durante a menopausa podem desencadear uma série de interrupções indesejadas do sono. De fato, até metade de todas as mulheres na menopausa sofrerão complicações do sono.

Aprenda sobre alguns dos problemas mais comuns de sono associados à menopausa e descubra maneiras inteligentes de dormir melhor durante esse período de mudança.

A questão: INSÔNIA. Problemas para adormecer ou dormir durante os anos da menopausa são comuns. Vários fatores contribuem para o agravamento da insônia, como alterações hormonais, alterações comportamentais, além de ser uma fase onde aumenta o risco de depressão e alterações de humor.

Solução para dormir: prepare-se para o sono, evitando álcool, cigarro e cafeína perto da hora de dormir e desacelere com atividades relaxantes, como tomar banho ou ler um livro. Converse com seu médico sobre se a terapia de reposição hormonal (TRH) pode ser adequada para você. O tratamento com hormônios pode ajudar as mulheres a adormecerem e permanecerem dormindo. Mas, existem aquelas mulheres que apresentam contraindicações ao uso de TRH. Nesses casos existem outras alternativas que podem ser testadas.

A questão: SUORES NOTURNOS. As ondas de calor noturnas – também conhecidas como fogachos – podem desencadear distúrbios do sono. Embora não afetem a quantidade total de sono, o suor noturno pode fazer com que você acorde várias vezes durante a noite, causando sensação de fadiga no dia seguinte.

Solução para dormir: encontre alívio à noite usando roupas largas, leves e que absorvem a umidade. Use um ventilador ou ar condicionado e mantenha um copo de água fria na mesa de cabeceira para beber se acordar.

A questão: RONCO E APNEIA DO SONO. A apneia do sono é caracterizada por roncos e interrupções frequentes da respiração durante a noite, que podem atrapalhar o sono e causar cansaço durante o dia. O risco de desenvolver apneia do sono aumenta dramaticamente após a menopausa, possivelmente devido ao ganho de peso e pelo ganho de flacidez muscular.

Solução do sono: é importante consultar o seu médico se você suspeitar que está sofrendo de apneia do sono. Se não tratada, o distúrbio pode aumentar o risco de problemas cardíacos, diabetes e muito mais.

Pratique exercícios físicos regularmente, mantenha o peso sob controle, mantenha o quarto silencioso e com pouca ou nenhuma luz (nem a do celular). Se nada disso te ajudar, não hesite em procurar ajuda médica.